A nutrição aliada à suplementação de aminoácidos como coadjuvante no tratamento de lesões em esportes de alto rendimento
Estudos comprovam que uma boa alimentação auxilia nos processos inflamatórios, cicatrização, renovação celular e melhora no rendimento esportivo, quando combinado com a suplementação temos uma melhor performance e auxilio na recuperação de lesões.
Uma alimentação balanceada, associada com à suplementação de aminoácidos essenciais, otimiza o processo de recuperação pós-operatório de LCA (Ligamento cruzado anterior), previne a proteólise e favorece o aumento de força muscular (TYLER et al., 2004: OSTASZEWSKI et a., 2000).
Outro fator apontado por pesquisadores é a queda do fornecimento de energia durante exercícios de resistência e a vulnerabilidade do sistema imune, ao fazer uma suplementação com aminoácidos, temos uma melhora considerável no sistema imunológico, com resultados contundentes, frente à processos infecciosos (CALDER, 2006).
Além da influência sob estes aspectos citados, William, (2004), ressalta o retardo de fadiga central, facilitando a entrada de triptofano no Sistema Nervoso Central.
Com isso podemos concluir que a suplementação de aminoácidos livres apresenta um grande potencial de sua efetividade, diante de lesões, processos inflamatórios e melhora na performance esportiva.
Caroline Ayme Fernandes Yoshioka é nutricionista Esportiva-EEFE/USP, mestre em Suplementação-USJT, doutoranda em Esporte-UNICAMP e consultora da Ajinomoto do Brasil no Projeto Vitória.