Desconto PIXPrimeira CompraDesconto Assinatura
Desconto PixDesconto Primeira CompraDesconto Assinatura

A suplementação de aminoácidos na ativação da mTOR e na recuperação de atletas





Aliado à nutrição, o exercício físico é considerado uma das melhores estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e longevidade das pessoas. E, pensando na regularidade e intensidade de exercícios praticados pelos esportistas, é importante manter o equilíbrio da ingestão nutricional para permitir que eles apresentem evolução na performance.

O aumento das ações metabólicas no corpo exige uma rotina ajustada para benefício de cada atleta. A atuação energética a nível de fibras musculares, assim como a ativação da AMPK (Proteína Quinase Ativada por Monofosfato de Adenosina) - enzima envolvida na regulação da homeostase energética das células - aumenta a disponibilidade da insulina e a disposição de aminoácidos junto ao músculo e síntese proteica.

Diante desse cenário, é preciso ajustar a oferta de alguns nutrientes visando uma melhor resposta ao aumento de conteúdo mitocondrial, à fadiga e à inflamação excessiva.


A suplementação de aminoácidos na recuperação do exercício


Estudos recentes demonstraram a eficácia da suplementação de aminoácidos, com benefícios na capacidade oxidativa, na ativação da mTOR (mammalian Target Of Rapamycin) - proteína com papel central no crescimento, na proliferação e na manutenção das células - e do metabolismo muscular, e na evolução da recuperação do exercício.

Conclui-se que a suplementação dos aminoácidos, especialmente da leucina, aliada à uma alimentação balanceada traz benefícios nas funções regulatórias, nutricionais e biológicas dos esportistas que buscam melhorar o desempenho. Comece já a usufruir dos benefícios da suplementação através dos nossos produtos!


REFERÊNCIAS:

1. NORIEGA et al., 2019

2. TREXLER et al., 2020

3. MIURA et al., 2020

4. VILLALVAZO et al., 2019

5. SCHOENFELD et al., 2021

6. NASCIMENTO et al., 2019

7. HATAZAWA et al., 2015

7. MIURA et a., 2020


Caroline Ayme Fernandes Yoshioka é nutricionista Esportiva-EEFE/USP, mestre em Suplementação-USJT, doutoranda em Esporte-UNICAMP e consultora da Ajinomoto do Brasil no Projeto Vitória.