A suplementação nutricional como estratégia no período competitivo
Uma das principais estratégias para se ter um bom rendimento esportivo é elaborar um planejamento com as principais competições, a fase mais importante é a pré competitiva, pois com ela é possível identificar se o atleta conseguirá ou não, atingir picos de alto rendimento.
A literatura apresenta resultados que comprovam a influência do planejamento nutricional aliado ao treinamento, otimizando o desempenho. É de suma importância que o atleta faça um acompanhamento nutricional para se estabelecer equilíbrio de acordo com a demanda nas fases de periodização (HIGAKI et al., 2016: NAGLE et al., 2013).
O aumento de demanda muscular e proteica, durante as fases de força, que aparecem no período pré competitivo, favorece o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, suplementos à base de aminoácidos essenciais e proteína preferencialmente de alto valor biológico.
Caroline Ayme Fernandes Yoshioka é nutricionista Esportiva-EEFE/USP, mestre em Suplementação-USJT, doutoranda em Esporte-UNICAMP e consultora da Ajinomoto do Brasil no Projeto Vitória.