AMINOÁCIDOS PODEM SUBSTITUIR A PROTEÍNA?





O tecido muscular é formado basicamente por proteínas, que por sua vez são compostas por aminoácidos. Sendo assim, ambos possuem relação direta na síntese proteica, recuperação muscular, dentre outras ações necessárias ao sistema.

Porém, ao pensar individualmente em cada um deles, vemos as distinções das estruturas de uma macromolécula, até chegar à proteína.


O que são aminoácidos e proteínas?

As proteínas são compostas por sequências de aminoácidos. As ligações formadas por eles são chamadas de peptídicas. Ela é um importante macronutriente no nosso corpo.

Os aminoácidos essenciais, por sua vez, são aqueles que o organismo não consegue produzir, fazem parte da alimentação diária, eles são encontrados em alimentos de origem vegetal e animal.

A ingestão de aminoácidos se faz necessária, pois desempenha papéis importantes no organismo, como melhora do sono, da massa muscular e do desempenho físico.


Aminoácidos ou whey protein: qual a melhor opção?

A whey protein é um suplemento extraído inicialmente na fabricação de queijos, leite e variavelmente surgem as opções veganas extraindo a proteína da ervilha, arroz e outros. Possui alto teor de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, bem como bioativos de cálcio e peptídeos, provenientes do soro.

Grande parte das pesquisas relacionam o uso de whey protein com o ganho de massa muscular, recuperação, sarcopenia em idosos e exercícios físicos.

Através da quebra da proteína, encontramos os aminoácidos que também acabam sendo utilizados de forma livre, como complemento alimentar com efeito ergogênico na atividade física e isoladamente como anti-catabólico, auxiliando na síntese proteica e outras funções.

Diante das necessidades que a whey protein pode suprir e, pensando nas etapas de digestão, horário de ingestão, efetividade e dose-resposta. Estima-se que acerca de intervalos curtos entre treinos, velocidade de recuperação, tipo de treino e periodização, seria o caso de utilizar os aminoácidos em forma livre.

Ao passo que, o uso da proteína seria vantajoso se o objetivo estivesse associado à recuperação de um dia para o outro de treino ou para auxiliar na saciedade.

Sabendo que a proteína é a soma de cerca de 20 aminoácidos, entende-se que ao consumi-los de forma livre, só mudaria a forma e o tempo de absorção. Assim sendo, é possível ajustar e trocar, de acordo com a estratégia nutricional escolhida pelo profissional.

Pensando em níveis calóricos acerca das duas formas proteicas complementares, a whey protein geralmente apresenta maior aporte calórico, dependentemente de suas filtrações.

Acerca da biodisponibilidade, os aminoácidos fornecem melhor absorção e mais rapidamente.

Em suma, ambas as suplementações podem ser benéficas, dependendo do objetivo de cada um, mas é importante lembrar que o consumo alimentar é primordial aos indivíduos e possui valor biológico essencial para eles.


REFERÊNCIAS:

1. Whey protein: composition, nutritional properties, appications in sports and benefits for human health FK Haraguchi, WC Abreu, H Paula - Revista de nutrição, 2006 - SciELO Brasil

2. Formulação de microcápsula de proteína de soro de queijo com potencial para hidrólise de lactose A Bachega, A Bosso, HH Suguimoto… - Brazilian Journal of …, 2020 

3.Efeito de 4 semanas de treinamento resistido de alta intensidade e baixo volume na força máxima, endurance muscular e composição corporal de mulheres … PHSM de Azevedo, TH Demampra… - Brazilian Journal of …, 2007

4.Interference of the training of endurance into the strength increase and hypertrophy/Interferencias do treinamento de endurance no ganho de forca e massa muscular D de Arruda Silva, AC Navarro - Revista Brasileira de Prescrição e …, 2007 

5.Effects Of A Whey Protein Concentrate And It's Peptides In The Protection Of Ulcerative Lesions At Rat Gastric Mucosa [efeito De Um Hidrolisado De Proteínas De … MTB Pacheco, E Bighetti, M Antonio… - Revista de …, 2006

6. EFEITO DO USO DE WHEY PROTEIN SOBRE A FUNÇÃO HEPÁTICA DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. M Bernardino, VN Lavorato… - Revista Científica …, 2021

7. Efeitos metabólicos da suplementação do Whey Protein em praticantes de exercícios com pesos. LC Terada, MR de Godoi, TCV Silva… - RBNE-Revista Brasileira …, 2009


Caroline Ayme Fernandes Yoshioka é nutricionista Esportiva-EEFE/USP, mestre em Suplementação-USJT, doutoranda em Esporte-UNICAMP e consultora da Ajinomoto do Brasil no Projeto Vitória.