Desconto PIXPrimeira CompraDesconto Assinatura
Desconto PixDesconto Primeira CompraDesconto Assinatura

AMINOÁCIDOS: RELAÇÃO COM A SÍNTESE PROTEICA


A proteína é um macronutriente fundamental para o funcionamento do corpo e no seu processo de formação encontram-se os aminoácidos (A.A). Entretanto, a importância desta atividade está vinculada, desde à gatilhos que resultam no anabolismo e sustentação de funções vitais, até à relação de balanço nitrogenado, imunocompetência, ação da insulina, fadiga central e periférica.

O que são proteínas?

As proteínas são moléculas orgânicas feitas de aminoácidos, possuindo papel estrutural no organismo, na construção e reparação muscular, formação de tecidos e células, alguns hormônios e outras estruturas do corpo.

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são divididos em essenciais (o corpo não produz, logo precisam ser ingeridos pela alimentação) e não essenciais (aqueles que o corpo pode produzir).

Relação aminoácidos e síntese proteica

Dentro da atuação dos aminoácidos, estudos interessantes aparecem, através do aumento da glutationa (GSH), protegendo contra danos celulares, degeneração de tecidos e progressão de doenças associadas também, aos aminoácidos componentes.

Em contribuição a essas informações, um levantamento científico afirmou, com a suplementação de cisteína, glicina e outros aminoácidos precursores, efeitos terapêuticos para DCNT (Doenças crônicas não transmissíveis).

Pensando, ainda, na relação indireta dos aminoácidos e a síntese proteica, podemos salientar seu uso combinado ao exercício, evidenciando a hipertrofia e recuperação pós atividade física.

Sobre a modulação de mTOR, AMPK e imunidade, a suplementação de aminoácidos que antecede a formação de proteína, apresenta relevantes implicações diante do processo de recuperação e melhora da composição corporal. Partindo da relação de melhora da inflamação, aumento de massa magra, resistência e metabolismo basal dos indivíduos.

A síntese proteica em si, está associada a processos não aleatórios, em tecidos com alta taxa de renovação celular. Com a contribuição de cerca de 20 aminoácidos, sendo essencial e funcional, também para a regulação hormonal e de crescimento.

As formas e funções, tanto como proteína ou, após quebra, como aminoácido livre, são expressivas e incontáveis. Dependentes das necessidades e condições fisiológicas. Todavia, é importante salientar que, para tudo, existe quantidade e equilíbrio, com inúmeras evidências, tanto em âmbito terapêutico, quanto desportivo.


REFERÊNCIAS:

HEVIA et al., 2017

SANTOS et al., 2019

TIRAPEGUI,2008:GOULD, 2019

VILLALVAZO et al., 2019

WATERLOW, 2006