Desconto PIXPrimeira CompraDesconto Assinatura
Desconto PixDesconto Primeira CompraDesconto Assinatura

OS BENEFÍCIOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS PARA ATLETAS PESO-DEPENDENTES


Modalidades de esporte que dependem, além da performance, do controle de peso, são comumente associadas à restrição de calorias e de água. É o caso, por exemplo, da ginástica artística e rítmica, do nado artístico, da patinação sobre rodas, dos saltos ornamentais, entre outros.

Essas atividades relacionam biomecanicamente o resultado à qualidade de movimento, integrada à ações motoras técnico-combinatórias, assim como, a plasticidade do movimento. Com padrões de movimento de elevado grau de dificuldade, os atletas treinam, em sua maioria, com altas cargas e, consequentemente, têm um aumento do gasto energético.

Não é raro que a orientação alimentar de alguns esportistas não seja feita por um profissional. No entanto, para modalidades como as citadas acima, é extremamente necessário o acompanhamento de profissionais de saúde que orientem os atletas a uma ingestão saudável e eficiente.

Observa-se inadequações nas dietas neste grupo de atletas, caracterizadas por padrões de consumo ineficientes, o que aumenta a importância das informações sobre falta de compreensão de calorias, volume de refeições, dentre outros.

E a proteína, que é bastante solicitada pelo corpo, aparece como um macronutriente importante em diversas fases de treinamento em periodização.

A importância da suplementação de aminoácidos

Os atletas considerados peso-dependentes são aqueles que possuem maior dificuldade em balancear o gasto e o consumo energético com a força recrutada durante suas atividades esportivas. A suplementação dos aminoácidos essenciais pode ser melhor aderida por esse perfil de atletas pelo fato de sua dose-resposta estar ajustada à bases calóricas baixas e por suprirem as necessidades reais do consumo de proteínas.

Além de suprir necessidades básicas, nutricionais, sensoriais e reguladoras biológicas, a suplementação pode desempenhar papéis importantes em processos moduladores, atuando também no tecido adiposo. Ela regula a função músculo esquelética e atua positivamente em processos patológicos metabólicos.

A ideia principal está em apresentar opções ergogênicas eficientes, ou seja, oferecer substâncias com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. Além disso, é importante desmistificar a ideia de que a suplementação é coadjuvante no aumento de peso e de restrições desnecessárias associadas a déficits nutricionais.

A suplementação dos aminoácidos essenciais deve auxiliar os atletas no equilíbrio nutricional, na prevenção de lesões, no retardo da fadiga e na melhora do perfil imunológico, contribuindo também para a longevidade dentro destes esportes.

Comece agora a usufruir dos benefícios que os nossos produtos oferecem!


REFERÊNCIAS:

DAMO, 2001:SEBRANSKO et al., 2010.

KAMEI et al., 2019.