Desconto PIXPrimeira CompraDesconto Assinatura
Desconto PixDesconto Primeira CompraDesconto Assinatura

ENTREVISTA COM A NUTRICIONISTA GABRIELA ROMANO





A equipe de aminoVITAL® entrevistou a nutricionista Gabriela Romano, com atuação há 11 anos e especialização em nutrição esportiva e fisiologia do exercício, e emagrecimento.

Com o aumento da obesidade no Brasil, a procura por um nutricionista se tornou fundamental, e a indicação da atividade física é fundamental para atingir os resultados esperados tanto para o emagrecimento quanto para uma qualidade de vida.

Para manter uma qualidade de vida os pacientes necessitam além da prática de esportes, uma alimentação balanceada e com suplementação, pois não conseguimos suprir todas as necessidades do corpo apenas com os alimentos, conta Gabriela Romano.

Ao ingressar nos esportes de forma amadora, muitos pacientes acabam se tornando atletas profissionais, e necessitam desse acompanhamento nutricional como base de alimentação e suplementação para dar suporte ao seu desempenho.

Qual seria a importância dos aminoácidos essenciais para as pessoas que buscam saúde?

Os 9 aminoácidos essenciais são importantes não somente para atletas de alta performasse, mas em um ciclo geral, ele ajuda a não ter déficit de massa muscular totalmente relacionado com a massa óssea, quanto mais massa muscular o indivíduo tiver, melhor será a massa óssea.

Em relação ao emagrecimento eles ajudam a não gerar flacidez e possuem baixa caloria auxiliando na dieta. Ele é muito indicado para pessoas que não tem uma boa digestibilidade de produtos lácteos pois conseguimos ingerir todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo sem a ingestão da lactose.

E no caso do Esporte? Qual seria a importância dos aminoácidos essenciais?

Para o rendimento esportivo ele auxilia na recuperação e regeneração muscular, evitando a fadiga e cansaço em excesso, com a combinação e momento correto, seus benefícios são diversos, desde o auxílio na musculatura até a absorção hídrica.

E qual seria melhor momento de ingerir os aminoácidos essenciais?

A utilização depende muito da modalidade, você pode utilizar antes do treino como um lanche, durante ou depois da atividade física.

Para treinos ou provas de curta duração e com muito esforço físico é indicado ingerir antes e após a atividade física, para provas de grande duração é indicado durante e depois.

Por exemplo em uma prova de ciclismo ou endurance, os 9 aminoácidos essenciais junto com a hidratação e um pouco de carboidrato são extremamente necessários durante a prova para que o atleta consiga finalizar, pois com essa combinação conseguimos evitar câimbras e cansaço. Para essa situação precisamos de uma praticidade na hora da ingestão e um produto com rápida absorção, que não interfira na digestão, pois durante a prova o sangue tende a ficar nas extremidades do corpo, se o atleta ingerir algo que dependa de mastigação, o corpo irá precisar fazer a digestão desse alimento, o sangue irá sair das extremidades e ir para a parte digestória fazendo com que atleta perca o rendimento.

Qual sua opnião sobre os produtos da aminoVITAL®?

É um produto completo que possui os 9 aminoácidos essenciais, consigo fazer a substituição de outros produtos como o BCAA e Whey Protein, somente pelo aminoVITAL®, o paciente consegue absorver todos os aminoácidos que precisa na medida certa sem o risco de gerar um catabolismo em excesso.

Eu indico para meus pacientes o aminoVITAL® GOLD pois ele é muito pratico na ingestão, é só colocar na boca e a própria saliva consegue dissolver na mucosa da boca, é super prático de levar.

Sobre o aminoVITAL® GOLD DRINK MIX consigo adicionar ele com outros suplementos, pois quando adiciono outros suplementos a quantidade ingerida de liquido tem que ser muito grande, sem contar que tem um sabor cítrico que traz um frescor, ele tem uma parte salgada que nas papilas gustativas alivia a sede em excesso, e dá uma saciedade na sede, ajudando que o atleta não faça uma hidratação em excesso gerando um desconforto gástrico.

Por terem uma baixa caloria consigo indicar muito para atletas que fazem a pratica de lutas, que precisam fazer a quebra do jejum intermitente, os dois produtos são super indicados.

E qual importância da Leucina na formulação, e seu efeito?

A Leucina é bastante utilizada pra recuperação e explosão, então em caso de dores musculares é bastante recomendado para recuperação muscular, principalmente para atletas.

Sobre a utilização para a explosão, a Leucina quando utilizada intra prova ou treino, da esse UP de energia, finaliza a Nutricionista Gabriela Romano.



Gabriela Romano é nutricionista esportiva, possui especialização em Fisiologia do Exercício - UNIFESP
@nutrigabrielaromano