Desconto PIXPrimeira CompraDesconto Assinatura
Desconto PixDesconto Primeira CompraDesconto Assinatura

COMO MANTER A SAÚDE FÍSICA DURANTE A PANDEMIA?




Durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, atletas e praticantes de esporte tiveram suas atividades interrompidas sem previsão de retorno. Médicos e especialistas tem falado cada vez mais nas redes sociais sobre a importância de se manter ativo em casa, cuidar da alimentação e continuar com a suplementação vitamínica durante o isolamento social.

Quando se trata do cuidado da saúde e bem-estar de atletas durante a quarentena, é sempre importante falar da alimentação saudável e de exercícios que podem ser feitos em casa, mas como diversos praticantes costumam suplementar a alimentação, o aminoVITAL® GOLD desenvolvido pela empresa japonesa Ajinomoto, com um complexo de aminoácidos, tem sido um dos principais componentes na alimentação dos esportistas.

A nutricionista Carolina Yoshioka, em consultoria com pacientes atletas, diz que o foco da alimentação tem sido alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e que auxiliam no sistema imunológico. “A utilização de alimentos termogênicos, como gengibre, canela e cúrcuma são essenciais, pois com a baixa energética neste momento de treinos com menor intensidade, eles auxiliam na oxidação da gordura”. Além dos alimentos auxiliares para o sistema imunológico e queima de gordura para exercícios indoor, a nutricionista afirma que a prática de atividades físicas em conjunto com a dieta em casa é importante para redução de danos. “Eu peço que eles continuem com uma rotina dietética, de alimentos ricos em vitaminas A, D, E, K, complexo B, ômega 3, consumo de água, exercícios e a suplementação vitamínica, pois o metabolismo continua em plena atividade, assim, quando retornarem com a rotina de exercícios, os danos físicos serão menores”.



A paratleta e nadadora Dayanne Silva, apesar de ter parado com os treinos na piscina, tem feito atividades físicas em casa e conta, além da alimentação, com a suplementação do aminoVITAL® GOLD.“Todos os dias após os treinos eu tomo o aminoVITAL® GOLD e tem me ajudado bastante na recuperação. No decorrer do dia continuo disposta, além de me ajudar com a recuperação física nos treinos em casa”



Apesar do cuidado na alimentação e exercícios, a queima de gordura e metabolização dos alimentos diminui com a ausência da rotina de atividades físicas no isolamento social, pois o gasto de energia é menor e pode ocorrer variação de peso. Carol Yoshioka comenta que ao observar seus pacientes durante a utilização de suplementos como o aminoVITAL® GOLD, os resultados têm sido positivos. “Com o potencial anti-catabólico do aminoVITAL® GOLD, fonte de aminoácidos fundamentais para a síntese proteica, e por ser um suplemento de baixo valor calórico, tem beneficiado também os quem tem dificuldade em emagrecer”.



O judoca Alan Kuwabara, atleta olímpico, tem mantido alguns treinos em casa durante a pandemia. “Eu tenho trabalhado a parte física e físico-técnico do judô, e como os exercícios têm sido predominantes, eu tenho usado bastante o aminoVITAL® GOLD que tem me ajudado a manter a parte técnica, apesar de sentir falta das lutas”.





A inclusão do aminoVITAL® GOLD, segundo a nutricionista, é benéfico como um todo, pois “o fornecimento de aminoácidos livres pode propiciar uma ação seletiva, dispensando o aporte de outros micro e macronutrientes que não cumprirão a função desejada, como lactose, gorduras e aminoácidos não essenciais para a síntese proteica”, afirma Carol Yoshioka.



Caroline Ayme Fernandes Yoshioka é nutricionista Esportiva-EEFE/USP, mestre em Suplementação-USJT, doutoranda em Esporte-UNICAMP e consultora da Ajinomoto do Brasil no Projeto Vitória.